Seguidores

quinta-feira, agosto 18, 2011

Todo mundo é criativo, inclusive você


ual foi a ultima vez que você fez algo pela primeira vez?
A criatividade é uma característica fundamental para o sucesso em qualquer profissão. Muitas pessoas acreditam que é um dom ou algo presente apenas nos gênios. Na verdade todos nós somos criativos, mas devido a educação, cultura ou ambiente de trabalho somos ensinados, moldados e incentivados a não tentar fazer algo diferente e principalmente a não arriscar.
Do ponto de vista da palavra criatividade, ela está ligada ao termo criar – que quer dizer dar existência a, sair do nada, estabelecer relações até então não concebidas pelo universo do indivíduo, visando determinados fins. Alguns especialistas usam quatro categorias para estudar a criatividade:
  1. Ao processo criador, destacando pensamento criativo, motivações, percepção;
  2. Á pessoa que cria, enfatizando os aspectos de comportamento, valores, atitudes emocionais;
  3. Ao produto criado, analisando invenções, obras artísticas ou inovações científicas;
  4. Ás influências ambientais, condicionamentos educativos, sociais e culturais
Portanto, criatividade pode referir-se ao indivíduo que apresenta certas características que o levam a criar; ao conjunto de operações que executa ao produzir um objeto que represente a criatividade; ao próprio resultado do comportamento criador e as influências que o ambiente proporciona.

E aqui vão 3 Dicas de como você pode ser mais criativo no seu dia a dia:
  • Conheça uma localidade diferente pelo menos uma vez por ano. Procure interagir com os moradores, conheça sua cultura, seus hábitos, seus ídolos ou sua forma de expressar ideias.
  • Todo mês compre uma revista sobre algum tema que você nunca leu, de preferência que não tenha nada ver com a sua vida profissional e conheça um novo mundo.
  • Uma vez por semana – pare por 15 minutos o que você esta fazendo e pergunte: Qual foi a ultima vez que fiz algo pela primeira vez? Você estará no caminho da criatividade quando a sua resposta começar a ser algo que você fez nos últimos 7 dias!

Nenhum comentário: