Seguidores

quarta-feira, junho 22, 2011

CONHECENDO UM POUCO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL DO ICÓ-CE



Do ponto de vista histórico, arquitetônico e humano, Icó se destaca por sua arquitetura barroca peculiar, onde possui características próprias do Nordeste brasileiro com linhas do neoclássico francês, e por suas tradições culturais seculares. Para todos que tem uma fascinação por arquiteturas no estilo barroco, só um passeio a pé pela cidade para conhecer o casario já vale à pena, eu recomendo uma visita, pois o centro histórico de Icó representa uma das maiores riquezas que a cidade possui, ou melhor, é a maior riqueza da cidade. Quem conhece essa cidade, seus casarões, suas igrejas, seus monumentos, sua cultura e sua gente se apaixonam por ela.

Icó é um município brasileiro do estado do Ceará, cuja história diz que, sua denominação original era "Arraial do Poço", depois "Povoação do Salgado", "Arraial da Senhora do O", "Arraial Velho", "Ribeira dos Icós", "Arraial Novo", "Arraial da Ribeira dos Icós", "Icós" e, desde 1860, "Icó.
 
O Monomento Nacional Icó, Ceará, Brasil, foi tombado em 03 de Dezembro de 1998, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. O tombamento está registrado no livro de tombo do IPHAM da seguinte forma: "Conjunto arquitetônico e urbanístico (Icó, CE). Endereço: - Icó - CE. Livro Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico . Inscrição:118. Data:3-12-1998. Livro Histórico. Inscrição:551.Data:3-12-1998. Nº Processo:0968-T-78" .

O lugar é, em sua essência, produção humana, visto que se produz na relação entre espaço e sociedade, o que significa criação, estabelecimento de uma identidade entre comunidade e lugar, identidade essa que se dá por meio de formas e apropriação para vida. (CARLOS, 1996, p. 28).

A Rua Grande, atual Av. Ilídio Sampaio com vários sobrados e casas térreas.

Sobrado do Comandante

Casa térrea da família Peixoto Farias e Sobrado do Mirante da família Magalhães e sobrado "dos azulejos".


Teatro da Ribeira dos Icós

Casa de câmara e cadeia

Sua construção foi iniciada em 2 de setembro de 1740 tendo sido concluída em 1744. Documentos relatam que o então governador João de Tefé, propôs a El-Rei que fosse cobrados impostos do meio tostão por cada cabeça de gado que fosse abatido para a Bahia e Rio de Janeiro, para com esses impostos serem construídos a Cadeia e Casa da Câmara, em três vilas, inclusive a de Icó. Em 20 de Abril de 1882, foi baixado um decreto
criando a Capela no interior da Penitenciária, que guarda em seu interior a imagem de São Domingos (protetor dos presidiários). O prédio possui dois pavimentos. Faz parte do Patrimônio Histórico Nacional.

Sobrado do Mirante

É uma edificação em estilo colonial, contendo três pavimentos, onde o terceiro andar funcionava como MIRANTE; exigência das necessidades da época, devido as grandes agitações sociais nordestinas. Contendo 8 janelas, sendo duas em cada lado, proporcionando uma vista panorâmica geral da cidade e das várzeas mais distantes, contornadas pelas serras e cortada pelo rio salgado.
Faz parte do Patrimônio Histórico Nacional.

Teatro Ribeira dos Icós

Uma magnífica obra arquitetônica em versão neoclássica projetada pelo médico e historiador francês Pedro Théberge, que financiou com recursos próprios a sua construção, cujo responsável foi seu filho o engenheiro Henrique Théberge, por volta de 1860.

Igreja do Bonfim e Sobrado do Barão do Crato

O sobrado é uma verdadeira obra de arte com linhas arquitetônicas em estilo colonial, onde dão a idéia do tipo de morada simples
que viviam os sertanejos com títulos de nobreza.
A data da sua construção é incerta, provavelmente
há mais de 200 anos. Igreja: Construída
aproximadamente em 1749. No seu interior no altar principal,
abriga a imagem do Senhor do Bonfim.

IgrejadeNossa Senhora da Expectação
Primeira construção edificada na cidade de Icó, por volta de 1709

Palácio da Alforria, e atual sede da Prefeitura Municipal de Icó

Sobrados e Casarios da Rua Gande, no centro a Câmara Municipal de Icó, que foi reconstruída

Casarios e Sobrados da Rua Gande (Casa Newton Fernandes, Sb. Ilídio Sampáio, Sb. Mariínha Graça, Cs. Job e Lourdes Peixoto Farias, Sb. J.Magalhães)

Rua grande, casas dos Teixeira Mendes com destaque para o "Sobrado de Sinfrônio Costa", hoje pertencente a d.Nilda Peixoto e casa térrea da família Limeira.

Nenhum comentário: