Seguidores

quinta-feira, agosto 18, 2011

Se você quer ser um bom líder, precisa saber ensinar a aprender!


Quem ensina, aprende ao ensinar; quem aprende, ensina ao aprender.
Um dos maiores desafios de todo profissional quando passa a liderar um grupo é a sua capacidade de continuar aprendendo, sua habilidade e flexibilidade em ensinar as pessoas.
A habilidade é o ponto de partida. O adulto é a soma de suas a experiências. Por isso, quando pensamos na aprendizagem de adultos devemos sempre partir da sua experiência prévia sobre o assunto ou conceito. Se você começa a ensinar alguém sem conhecer o que o indivíduo já sabe, pode correr o risco de ser banal e superficial ou extremamente complexo e conceitual. A aprendizagem precisa ser relevante, estimulante, colaborativa, contínua e com foco em resultados.

Já a flexibilidade é a forma que você se ajusta ao seu liderado. Uma tentação ao líder é ensinar as pessoas apenas do jeito que ele (o líder) gosta de aprender, sem considerar as preferências e estilos das pessoas que lidera. Trate o outro como ele gostaria de ser tratado!
O exemplo é fundamental. Muitas vezes, o líder diz que é importante aprender, mas há tempos que ele não busca oportunidade de desenvolvimento formal ou informal e, principalmente, não transforma esse novo conhecimento em ação. Na sua empresa, os colaboradores estão em contínuo aprendizado? E os líderes estão sempre ensinando?
Por fim, é necessário que o líder promova um ambiente colaborativo, divertido e onde o erro seja visto como uma forma de aprendizado. Mas atenção: é importante que as pessoas entendam que podem errar, mas sempre erros diferentes!
E aqui vai uma Dicaduka: promova regularmente um momento para a troca de ideias e experiências com as pessoas da sua empresa ou equipe. Há algumas boas iniciativas como o “café com o presidente”, ou “mastigando ideias com a produção” na hora do almoço, ou um happy hour com “as histórias da minha vida”. No aprendizado, a regularidade é mais importante que a intensidade.

Nenhum comentário: