Mannheim
retoma a formulação de Weber sobre os tipos de educação: pedagogias do
cultivo e do treinamento. Acrescenta a essa formulação a perspectiva de
um programa para a mudança da educação.
+ Fugindo do pessimismo
weberiano, propõe que a sociologia sirva de embasamento teórico para
educadores e educandos no objetivo de compreenderem a situação
educacional moderna.
+
Para Mannhiem o pensamento social não pode explicar a vida humana, mas
apenas expressá-la. O papel da teoria é compreender o que as pessoas
pensam sobre a sociedade e não o de propor explicações hipotéticas sobre
ela.
+ O autor defendia uma sociedade que fosse essencialmente
de democrática, uma democracia de bem-estar social dirigida pelo
planejamento racional e governada por cientistas.
+ Mannheim:-
Admite que a racionalização da vida levou a um declínio da educação
voltada para a formação do homem integral, mas que o arejamento
promovido pela democratização das relações sociais permitiu o surgimento
de novas esperanças. Nesse sentido, embora o capitalismo tenha gerado
desigualdades sociais, o interesse dos jovens das classes inferiores em
ascender socialmente à elite, traz ao processo educacional as
contribuições culturais das diferentes camadas sociais e
intercomunicação entre elas.
- Percebeu a importância da sociologia
na modernidade, para o estudo dos fenômenos educacionais, justamente
porque a vida baseada na tradição estava se esgotando. Nas épocas
históricas dominadas pela tradição (pré-capitalista) a educação
resumia-se a ajudar a criança a ajustar-se à ordem social
tradicionalmente estabelecida. Valendo-se da influência da psicanálise,
observa que tal processo era apenas de assimilação “inconsciente”, pela
criança, do modelo da ordem vigente. Mas quanto mais a tradição vai
sendo substituída pela racionalização da vida, provocada pela
consolidação da sociedade industrial, mais os conteúdos educacionais
devem ser transmitidos num processo “consciente”, em que o educador se
aperceba do meio social em que vive e das mudanças pelas quais passa. à
Nem os objetivos do processo educacional nem as metas podem ser
concebidos sem a consideração do contexto social, pois eles são
socialmente orientados.
- Não concordava com a idéia de que a teoria
pode existir apenas pela teoria. Achava que a sociologia poderia servir
de base para o aprimoramento da educação.
+ ‘Queremos compreender
nosso tempo, as dificuldades desta Era e como a educação sadia pode
contribuir para a regeneração da sociedade e do homem’ (Mannheim apud
Rodrigues, p.82).
+ Regenerar de quê?
Regenerar a
sociedade e o homem dos efeitos perversos que vêm embutidos no processo
de racionalização detectado por Weber. Valer-se da compreensão dos
diferentes tipos históricos de educação, construídos por Weber, para a
montagem de uma pedagogia de dê conta de educar o homem moderno sem
arrancar-lhe as possibilidades oferecidas por uma formação integral.
- Para Mannheim:
·
Não há porque pensar que a pedagogia do cultivo está condenada à morte.
Os modos de vida incutidos por esta educação, voltada para a cultura e a
erudição, estavam associados ao poder de certas classes privilegiadas
“que dispunham de lazer e de energias excedentes para cultivá-la”, e
tais classes entraram em declínio com o desenvolvimento do capitalismo e
a ascensão da burguesia. Concorda que a educação especializada
desintegra a personalidade e a capacidade de compreender de modo mais
completo o mundo em que se vive. Mas argumenta que a grande questão
educacional da primeira metade do século XX era saber se os valores
veiculados por este tipo de formação são exclusivamente dessas classes
ociosas ou se podem ser transferidos em alguma media às classe médias e
aos trabalhadores.
· O elemento histórico decisivo na abertura das possibilidades na sociedade atual é político: o advento da democracia moderna.
O que seria essa “educação sadia”?+ Mannheim compreende que:
-
Existem tendências no sentido de criar padrões melhores de vida. à Os
movimentos da juventude são responsáveis pelo desenvolvimento de um
ideal de homem “sincero”, interessado numa relação mais autêntica com a
natureza e com os outros. A psicanálise é responsável por um novo padrão
de vida, com saúde mental, capaz de deixar o homem livre das repressões
adquiridas na formação.
- A modernidade não tem apenas custos, ou ameaças à liberdade. Ela traz também esperanças e valores sociais solidários, abertos.
A
principal contribuição de todas as que a moderna democracia é capaz de
oferecer é a possibilidade de que todas as camadas sociais venham a
contribuir com o processo educacional. E a sociologia é a disciplina, em
sua visão, capaz de fazer a síntese dessas contribuições. Por isso é
tão importante, para ele, que a sociologia sirva de base à pedagogia.
(p.83).
Mannheim era um homem de seu tempo, em busca de um
programa de estudos em sociologia da educação que possibilitasse a
formulação de projetos educacionais que ampliassem o horizonte do homem,
que superasse as divisões em blocos políticos e ideológicos, que não o
satisfaziam. (...) (p.83).
BIBLIOGRAFIA
RODRIGUES, Alberto Tosi. Sociologia da Educação. 6. ed. Rio de Janeiro: lamparina, 2007.
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