Como um trabalho muito solicitado em universidades, principalmente
para alunos de estágio, o relatório é um tipo de texto que deve
informar, de modo ordenado, todos os acontecimentos dentro de um
determinado período de tempo. No texto a seguir você vai aprender como fazer um relatório.
Existem basicamente dois tipos de relatórios, o acadêmico e o
profissional, os dois obedecem normas e possuem o mesmo objetivo final:
relatar o desenvolvimento de um trabalho ou de uma pesquisa, informando e
quantificando os seus resultados de forma clara e pormenorizada.
Todos os tipos de relatório devem ser produzidos tendo como base o
resultado de uma atividade ou pesquisa. Portanto, é preciso material de
apoio para o seu desenvolvimento, sendo importante que, enquanto estiver
realizando a ação objeto do futuro relatório, pesquisa, trabalho,
estágio, etc., vá fazendo anotações de todos os pontos relevantes que
encontrar e que lhe chamarem a atenção. Essa dica vale para o relatório
sobre um livro, o relatório de estágio, de uma pesquisa ou de uma
atividade qualquer. Anotar os pontos relevantes, dúvidas, pormenores,
personagens principais, curiosidades e outros pontos que puderem ser
aproveitados na elaboração do documento final. As notas mais simples
podem ser importantes ao fazer o relatório, e tudo que não for usado
pode ser descartado, então anote tudo que achar relevante ou
interessante.
Assim como qualquer outro trabalho acadêmico
ou documento, o relatório precisa necessariamente ter objetivos bem
definidos e deve ser dividido em introdução, desenvolvimento e
conclusão. O título deve ser simples e vir seguido da identificação
(nome, turma ou departamento).
Na introdução do relatório deve constar resumidamente todo o conteúdo
do mesmo, junto com os objetivos, a abrangência da pesquisa ou trabalho
que resultou o relatório e a metodologia utilizada. No desenvolvimento
devem constar os dados, depoimentos e estatísticas que podem ser
organizados em textos, utilizando também gráficos e tabelas para
enriquecer e dar consistência ao seu trabalho.
O relatório, diferente dos demais trabalhos e documentos, não tem o
objetivo de argumentar, mas sim de relatar dados ou informações
coletadas ou observadas. A conclusão deve trazer o fecho de todos os
dados apresentados.
A redação do relatório deve usar uma linguagem formal e técnica
quando necessário, contudo deve ser clara e concisa. Prefira a ordem
direta e evite erros gramaticais. Fazer um relatório implica comunicar fatos, resultados, sendo imprescindível que você atinja ao menos esses objetivos básicos.
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