Seguidores

quarta-feira, junho 22, 2011

Ser Historiador


Me recordo com satisfação dos textos teóricos que li durante meu período na graduação. Me lembro com orgulho dos meus professores nos orientando a trabalhar com afinco para desenvolver tanto nossa capacidade crítica como nossa objetividade. Somente após me dedicar ao meu trabalho de monografia pude finalmente aceitar e entender a frase de Jules Michelet: “O historiador, que é o juiz do mundo, tem como primeira obrigação perder o respeito.” É, em minha opinião o senhor Michelet chegou no ponto da questão de ser historiador.
O historiador é aquela pessoa que mesmo calma terá sempre um ato, fala, gesto, pensamento, atitude ou escrita determinada, direta, objetiva, crítica e muitas vezes ácida para os demais. Afinal, ele é o grande juiz do mundo. E como primeira obrigação ele tem sim que perder o respeito.

Ele tem que perder o respeito com relação ao autoritarismo dos demais, grupos e pessoas no poder ou não; perder o respeito com relação ao seus preconceitos da sociedade, a que vive ou não, das quais compartilha ou não; perder o respeito com relação ao conhecimento já administrado e apresentado para os estudantes e para as pessoas, mastigado, delimitado; perder o respeito com relação à sua subjetividade, característica própria de nossa sociedade e geração, a objetividade é algo determinante para se entender a epistemologia de seus estudos. Por fim, o historiador tem como primeira obrigação perder o respeito com relação àquilo que vai contra sua atividade de exercer sua profissão da melhor forma possível: o abuso, a falta de respeito, a falta de conhecimento e valorização pessoal e profissional, o conhecimento acabado e por isso inacabado, a delimitação de fontes disponíveis, a destruição de documentos (iconográficos, textuais, visuais ou orais), os valores morais, religiosos, sociais e culturais que aniquilam a memória e o registro histórico dos acontecimentos.

Por fim, enquanto historiadora e objeto de estudo da sociedade em que vivo concordo com o senhor Oscar Wilde: “”Todos sabem fazer históriamas só os grandes sabem escrevê-la.”

Nenhum comentário: