Seguidores

segunda-feira, junho 27, 2011

70 anos depois, Dia do Vaqueiro Icoense é retomado pela Amicó‏.





"Salve o vaqueiro de Icó". A faixa com esses dizeres será novamente aberta após o ano de 1941. Este foi o último ano registrado do encontro de um dos símbolos do Nordeste e do Icó, o vaqueiro, pelas ruas icoenses. Apesar da distância de 70 anos, este foi o período que a celebração de uma das marcas da força e resistência foi deixada de lado.

O vazio de muitos anos sem o evento irá acabar. O último registro, feito pelo historiador icoense Miguel Porfírio, será revivido pela Associação Filhos e Amigos de Icó, que traz à tona este personagem histórico-cultural-econômico-social do secular município da Ribeira dos Icós. 02 de julho será realizado o I Dia do Vaqueiro Icoense.
O evento busca reforçar a identidade do Icó, que tem na figura do vaqueiro um dos pilares da construção do povoado à margem do Salgado, através da criação do gado e comercialização do charque. Posteriormente, o povoado cresceria, tornar-se-ia a terceira vila da então Província do Siará e um dos principais entrepostos regionais, antes da queda irrecuperável no cenário estadual.

PROGRAMAÇÃO - O evento será realizado no dia 02 de julho, sábado, e será realizado durante toda a manhã. A concentração dos vaqueiros será no estacionamento da Faculdade Vale do Salgado (FVS), na Rua Monsenhor Frota, 609, no Centro.

Às 9hs terá início a cavalgada, passando pelas principais ruas de Icó, como a Rua Ilídio Sampaio (Rua Grande). Logo após, a cavalgada retornará ao estacionamento da Faculdade, local onde será realizada a Missa do Vaqueiro, com a bênção dos participantes, e apresentações culturais, como aboios, declamações e improvisações. Além disso, será servido um almoço com o tradicional baião de dois com toucinho.
 
AMICÓ - A Associação Filhos e Amigos de Icó foi criada no ano de 2010 e propõe ações que fortaleçam a educação, cultura, saúde, agricultura, esporte, dentre outros temas importantes que tragham benefício à sociedade local.

A Amicó realizou o I Jogo Beneficente, em dezembro de 2010, na AABB de Icó, cujos alimentos foram destinados à Campanha Natal Sem Fome, da Loja Maçônica Cavalheiros da Liberdade Nº 21, de Icó.Além disso, a Associação realizou a Campanha de Conscientização do voto, nas Eleições gerais de 2010, e foi parceira na doação de sangue realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, em janeiro de 2011.

O VAQUEIRO EM ICÓ - O registro mais antigo do trabalho do vaqueiro em terras icoenses é de 1719 quando, nas imediações de Icó, já haviam fazendeiros com quatro mil rezes. Da ribeira, a produção era destinada à Aracati (CE), um dos principais portos da época, além dos estados de Bahia, Pernambuco e Paraíba.

As informações são do Álbum Fotográfico de Propaganda Bilingue (Português e Italiano) de 1925, organizado no Governo do Desembargador José Moreira da Rocha.A estratégica localização do Icó, com área fronteiriça entre Rio Grande do Norte e Paraíba e às margens do Rio Salgado facilitaram o crescimento da "Princesa dos Sertões". E um dos principais motores foi o vaqueiro, com a lida diária do rebanho bovino.
 
 
http://www.fabriciomoreira.com

Nenhum comentário: